24 JUL 2009
Audiência Pública promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem COREN-RS e Ministério do Trabalho e Emprego é corada de êxito em Pedro Osório

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, COREN-RS, juntamente com Ministério do Trabalho e Emprego, promoveram nesta sexta feira dia 17, nas dependências do clube Piratini a primeira de várias Audiências Públicas a serem apresentadas na região sul, pois além de Pedro Osório e Cerrito estarem representados, vieram profissionais de Arroio Grande e Jaguarão, e segundo a presidente, o Conselho organizou sua atuação no Estado, dividindo-o em sete regiões, e destas, a região de Santa Maria e Uruguiana já foram contempladas com este  ciclo de Audiências, e agora é a vez do extremo sul ser beneficiado pela busca de um contato mais direto com os mais de 135 mil inscritos no Conselho e que estão habilitados para atuar. Tanto que, no ensejo da vinda do Conselho á cidade, e por solicitação da Administração da Santa Casa de Pedro Osório e do Vereador Cal (PDT), que foi um dos responsáveis pela organização do evento, uma comitiva do COREN e do MTE estiveram visitando as instalações de nosso Hospital e principalmente o  Bloco Cirúrgico que deverá entrar em funcionamento em breve.

A Presidente do COREN, Drª Enfª Maria da Graça Piva, palestrante de nível internacional, pôde ao longo de sua divertida e proveitosa explanação, orientar os presentes sobre a importância do Conselho, da Jornada de Trabalho de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de 30 horas semanais, pois neste momento o MTE está prestando o apoio necessário, também a Regulamentação do piso salarial da categoria de Enfermagem e a Complementação da qualificação de Auxiliares de Enfermagem para obtenção de certificação como Técnicos através de cursos gratuitos promovidos pelo Conselho em parceria com o MTE.

O Ministério do Trabalho e Emprego através do Assessor Especial do Ministro Dr. Flávio Zacher, tem efetivado uma participação constante no desenvolvimento deste projeto priorizando não só o contato entre o COREN e seus inscritos, como uma batalha pelos vários direitos que a categoria busca, como carga horária de 30 horas, o piso salarial e a qualificação dos Auxiliares para que passem a Técnicos. Já existe um cronograma de palestras a ser apresentado em mais algumas cidades da região como Capão do leão e Jaguarão, mas, no entanto, segundo o Assessor Dr. Flavio o objetivo deste trabalho é atingir todos os municípios do Estado com estes ciclos que são de interesses comuns ao Conselho, ao Ministério, aos profissionais e á População gaucha.

P. Ferreira

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024